Cris Canatto: das miçangas na infância ao biscuit, com inspiração familiar
sábado, 26 de abril de 2025 01h15
A história da artesã Cristiane Canatto, a Cris, com o biscuit teve início há cerca de 25 anos, quando ela tinha 17 e viu, na casa de uma tia, uma prima criando peças personalizadas com essa técnica de modelagem, como um hobby. A cena, que para muitos passaria despercebida, despertou algo especial em Cris.
A paixão pelo artesanato sempre esteve na identidade de Cristiane. Aos seis anos, começou produzindo pulseirinhas de miçanga e colares. Com amor pela arte, gostava de poesia, pintar e desenhar.
Ao ver as peças da prima, ficou encantada, aprendeu com ela como se produzia a massa e nunca mais parou. Atualmente, não é mais necessário produzir a massa, que já é adquirida pronta, formada basicamente por amido de milho e cola branca para porcelana fria.

Sem acesso à Internet no início, aprofundou-se com pesquisas em revistas especializadas e, mais tarde, além da experiência, com cursos e vídeos, que refinaram ainda mais sua técnica.
Curiosamente, ao contrário de Cristiane, a prima não trilhou os caminhos do biscuit e é hoje uma assídua cliente do Ateliê Cris Canatto.

Tudo começou como um hobby para Cris, que não imaginava que um dia essa seria sua profissão. Inicialmente, fazia as peças para a própria casa e para presentear familiares. Suas primeiras peças foram potes de bolacha e imãs de geladeira. Mas seu talento logo foi descoberto, motivando naturalmente suas primeiras vendas e encomendas cada vez mais frequentes. O que começou como um passatempo se transformou naturalmente em profissão, encantando uma clientela crescente, formada basicamente por mães que organizam festas infantis e noivas em busca de topos de bolo personalizados com detalhes afetivos. Com aproximadamente 22 anos, Cris viu seu trabalho se consolidar como negócio, confirmando que estava no caminho certo.
Vivenciando um divertido mundo de celebrações, Cris desenvolve amizade naturalmente com as clientes. A relação com a melhor amiga, por exemplo, nasceu a partir do artesanato.
Com talento, sensibilidade e dedicação, Cris moldou muito mais do que lembranças. Moldou uma vida repleta de significado e afeto no universo das festas.

Foto de abertura da Capa: Divulgação